Nuno Botelho foi reeleito presidente da Associação Comercial do Porto para o mandato de 2019-2020. A lista presidida por Nuno Botelho, que recolheu unanimidade do colégio eleitoral, é composta pelos mesmos elementos do último mandato, revela aquele organismo em comunicado.
O presidente da ACP conta com Álvaro Costa como vice-presidente, Filipe Avides Moreira mantém-se como 1º secretário e Gonçalo Araújo Moreira como 2º secretário. Na direcção da Associação Comercial do Porto para o novo mandato mantêm-se António Campos e Matos, Francisco Laranjo, Gonçalo Lobo Xavier, Jorge Macedo, José Fortunato, Maria José de Barros, Miguel Leichsenring Franco, Nuno Melo, Paulo Rangel, Ricardo Fonseca e Rosário Gambôa.
Recorde-se que Nuno Luís Cameira de Sousa Botelho, nascido, no Porto, em 1973, é gestor e empresário e, desde 2013, Presidente da Associação Comercial do Porto. É licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e pós-graduado em Banca, Bolsa e Seguros pela Universidade de Coimbra. Nuno Botelho é um empresário com uma larga experiência nos sectores do Turismo e do Vinho.
Accionista fundador da empresa responsável pela criação e pela realização do maior evento nacional na área vínica – a «Essência do Vinho», que, anualmente, reúne centenas de produtores e milhares de visitantes -, Nuno Botelho desenvolveu também o projecto «Essência do Gourmet», lançou, em 2006, a revista «Wine» e em 2018 adquiriu a «Revista de Vinhos», publicação líder dos setores do vinho e gastronomia em Portugal. Actualmente, lidera a expansão deste grupo empresarial em Portugal e no Brasil.
Nuno Botelho foi responsável pela promoção e desenvolvimento de sociedades agrícolas. Foi ainda vice-presidente da Associação de Turismo do Porto, vice-presidente da Fundação da Juventude e Presidente da Assembleia Geral da APOR.