PUB
Recheio 2024 Profissional

Núcleo Museológico do Mar reabre portas no Dia do Pescador

Núcleo Museológico do Mar reabre portas no Dia do Pescador

Matosinhos assinala, esta sexta-feira, o Dia do Pescador, uma data que, segundo o município, pretende sublinhar a importância do setor das pescas para a economia do concelho e homenagear o trabalho árduo dos pescadores, operários e empresários conserveiros matosinhenses. Assim, para a celebrar, a Câmara Municipal, em parceria com o Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (NAPESMATE), preparou um programa especial, que inclui a apresentação do documentário “Portugal tem Lata” e a reabertura do Núcleo Museológico do Mar, após as obras realizadas pela autarquia.

Com início marcado para as 14h30, o programa terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde será apresentado e exibido o documentário, dedicado à indústria conserveira nacional. Nesta apresentação, marcará presença o historiador Joel Cleto.

Produzido com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos , “Portugal tem Lata”  tem argumento e realização de João Trabulo e de Rui Pregal da Cunha, antigo vocalista da banda Heróis do Mar, e conta uma história de dois séculos, enfatizando a profunda ligação de Matosinhos a esta indústria.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Após a exibição do documentário, os participantes serão presenteados com degustação de conservas produzidas na cidade.

O Dia do Pescador ficará, também, marcado pela reabertura do Núcleo Museológico do Mar, situado na antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores, na Rua de Manhufe, a acontecer pelas 18h00. Recorde-se que este equipamento, inaugurado em 2012, integra a Rede de Museus de Matosinhos e tem como missão central estudar, preservar e promover a memória dos pescadores de Matosinhos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile