PUB
Recheio 2024 Profissional

Novo terminal de cruzeiros de Leixões pronto até ao final do ano

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O investimento global da obra ultrapassa os 50 milhões de euros. Consolidar o tráfego que tem vindo a crescer nos últimos anos é um dos objetivos do novo equipamento.

O novo terminal de cruzeiros de Leixões deverá ser inaugurado até ao final do ano, cumprindo-se, assim, uma ambição já antiga da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) – a de ter instalações que permitam o início e o fim de cruzeiros em Matosinhos, aumentando o fluxo de navios e de passageiros. Em declarações à Lusa, o presidente da entidade, Brogueira Dias, informou que a obra deve estar concluída no início do segundo semestre, para que a inauguração do edifício possa ser realizada ainda durante este ano.
O investimento global da construção ultrapassa os 50 milhões de euros. “A aposta de Leixões é para consolidar o tráfego que tem vindo a crescer muito nos últimos anos a nível mundial. Leixões também tem acompanhado esse crescimento”, observou o responsável, recordando que, em 2012, o equipamento recebeu perto de 80 mil passageiros. Para este ano, as expectativas mantêm-se positivas, uma vez que já estão marcadas entre 80 a 90 escalas. Segundo Brogueira Dias, o novo terminal permitirá, assim, “contribuir ainda mais para o crescimento do turismo na região Norte”. “O edifício também tem uma utilização que é sui generis. A proximidade da cidade e a grande oferta que a cidade tem puxaram pelo engenho e conseguiu-se, pela primeira vez, uma boa relação com a Universidade do Porto em que vai haver uma partilha praticamente a 50% da utilização do edifício”, explicou.
Jorge Gonçalves, vice-reitor da Universidade do Porto, reconheceu que a instituição sempre ambicionou “ter uma localização que permitisse que os investigadores que trabalham sobre o mar estivessem em grande proximidade” com o objeto de estudo. “Neste lugar é impossível não investigar sobre o mar e, portanto, esta é a localização ideal para a Universidade do Porto ter o seu polo 4”, concluiu.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil