
António Sousa Pereira vai tomar posse do cargo de Reitor da Universidade do Porto na próxima quarta-feira, dia 27 de junho, às 11h, em cerimónia a realizar no Salão Nobre da Reitoria.
O até agora diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), uma das 14 faculdades da U.Porto, será o 20.º Reitor em 107 anos de história da instituição.
Nascido a 17 de outubro de 1961, no Porto, António Sousa Pereira é licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS, faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002. Em 2004 foi eleito pela primeira vez como diretor daquela mesma faculdade, posição que ocupou até à sua eleição como Reitor da Universidade do Porto. Sucede no cargo a Sebastião Feyo de Azevedo, que liderou a instituição de 2014 a 2018.
António Sousa Pereira será empossado para um mandato de quatro anos pelo presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Artur Santos Silva. A cerimónia contará com a presença dos líderes das principais instituições da cidade e da região, dos responsáveis de instituições de ensino superior de todo o país e dos representantes da academia portuense.
A sessão contará com intervenções de Artur Santos Silva, de Miguel Cadilhe, presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, e de António Sousa Pereira, que aproveitará o seu primeiro discurso como Reitor para dar a conhecer os principais objetivos e eixos de intervenção do seu mandato.
De recordar que António Sousa Pereira foi eleito Reitor pelo Conselho Geral da U.Porto a 27 de abril último, tendo-se apresentado a esta eleição com uma candidatura que, segundo o próprio, “visa reforçar a Universidade do Porto no papel de grande instituição nacional e internacional comprometida com o desenvolvimento regional e nacional através do ensino e investigação de excelência”.
Nesta cerimónia será também dada posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que, com António Sousa Pereira, constituirão a Equipa Reitoral da Universidade do Porto para os próximos quatro anos.