PUB
CMPorto

Novo Reitor da Universidade do Porto toma posse na próxima semana

Novo Reitor da Universidade do Porto toma posse na próxima semana

António Sousa Pereira vai tomar posse do cargo de Reitor da Universidade do Porto na próxima quarta-feira, dia 27 de junho, às 11h, em cerimónia a realizar no Salão Nobre da Reitoria.

O até agora diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), uma das 14 faculdades da U.Porto, será o 20.º Reitor em 107 anos de história da instituição.

Nascido a 17 de outubro de 1961, no Porto, António Sousa Pereira é licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS, faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002. Em 2004 foi eleito pela primeira vez como diretor daquela mesma faculdade, posição que ocupou até à sua eleição como Reitor da Universidade do Porto. Sucede no cargo a Sebastião Feyo de Azevedo, que liderou a instituição de 2014 a 2018.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

António Sousa Pereira será empossado para um mandato de quatro anos pelo presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Artur Santos Silva. A cerimónia contará com a presença dos líderes das principais instituições da cidade e da região, dos responsáveis de instituições de ensino superior de todo o país e dos representantes da academia portuense.

A sessão contará com intervenções de Artur Santos Silva, de Miguel Cadilhe, presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, e de António Sousa Pereira, que aproveitará o seu primeiro discurso como Reitor para dar a conhecer os principais objetivos e eixos de intervenção do seu mandato.

De recordar que António Sousa Pereira foi eleito Reitor pelo Conselho Geral da U.Porto a 27 de abril último, tendo-se apresentado a esta eleição com uma candidatura que, segundo o próprio, “visa reforçar a Universidade do Porto no papel de grande instituição nacional e internacional comprometida com o desenvolvimento regional e nacional através do ensino e investigação de excelência”.

Nesta cerimónia será também dada posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que, com António Sousa Pereira, constituirão a Equipa Reitoral da Universidade do Porto para os próximos quatro anos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile