Os trabalhos de construção do novo parque urbano do Porto já arrancaram. Tem cerca de 17.000 metros quadros e fica localizado atrás da estação de metro da Lapa.
“Existem dois braços de uma ribeira subterrânea – a Ribeira de Vilar – que passa encanada pela Rua de Cervantes. O novo projeto urbanístico vai puxá-la para a superfície, permitindo ao espaço verde servir de esponja durante o inverno, evitando inundações e servindo de barragem de proteção para as zonas ribeirinhas da cidade. Durante os períodos de chuva mais prolongada, é provável que apareça um espelho de água na Lapa, à semelhança de um lago”, lê-se na notícia avançada pelo Porto Canal.
Está prevista a plantação de várias espécies de árvores e, ainda, a construção de um “percurso lúdico” e um “percurso pedonal”.
De acordo com a mesma fonte, vai ser também construída uma ligação direta entre o Parque Urbano e a estação de metro da Lapa, uma vez que, até à data, a zona tem apenas uma “estrada de terra batida”.
O Parque Urbano da Lapa está a ser construído pelo grupo canadiano Mercan Properties, que adquiriu os terrenos que estavam em estado de abandono há décadas, em acordo com a Câmara Municipal do Porto, resultando esta empreitada de um “alinhamento dos interesses públicos aos interesses privados”, segundo afirma Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaços Públicos (via Porto Canal).
A segunda fase de construção está prevista iniciar em 2025.
Foto: Miguel Nogueira