
Em Matosinhos está prestes a ver nascer um novo laboratório de investigação voltado para questões ambientais e agrícolas, nas antigas instalações do Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.
A iniciativa, liderada pela Câmara Municipal, visa construir um espaço dedicado ao estudo da qualidade das águas e ribeiros do concelho, além de focar-se no tratamento de solos, agricultura e meio ambiente.
Segundo o Porto Canal, para concretizar este projeto ambicioso, a autarquia pretende lançar um concurso de planeamento estratégico entre maio e junho, abrangendo também a reflorestação do Monte São Brás até ao Corredor Verde do rio Leça.
A previsão é que o projeto esteja concluído dentro de um período de dez anos, com expectativa de início das obras até o final deste ano.
O laboratório contará com o apoio de entidades universitárias e cooperativas agrícolas, visando criar um espaço de investigação robusto e colaborativo para abordar os desafios ambientais e agrícolas da região.
Este novo empreendimento representa um importante passo para promover a investigação e o desenvolvimento sustentável em Matosinhos.
Fotografia: Pexels