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Nove dicas para acordar cedo e com boa disposição

Nove dicas para acordar cedo e com boa disposição

Acordar cedo e com boa disposição não é, para muitos, uma tarefa fácil, mas consegue ser pior para quem encara as manhãs como o fim do tempo de relaxamento e início do dia de trabalho. Contudo, há quem diga que quando se consegue acordar cedo o dia, além de parecer passar mais rápido, é mais produtivo.

Neste sentido, existem algumas dicas simples que podem “melhorar a disposição logo pela manhã, tornando mais fácil acordar cedo e preparando qualquer pessoa para um dia mais feliz e cheio de energia”, refere a plataforma “TuaSaúde”.

Um dos «truques» para melhorar o acordar começa, curiosamente, na noite anterior com meditação. Esta prática é “um excelente método para relaxar no final do dia, criar paz interior e preparar a mente para o sono”. Para meditar “deve-se reservar pelo menos 10 minutos antes de dormir” e fazê-lo num “espaço calmo e confortável, tornando o quarto numa ótima opção”.

Já para aqueles que não gostam de meditação, uma outra solução que pode ajudar a mente a relaxar é fazer uma lista dos problemas que estão a criar ansiedade e guardá-la para ser resolvida no dia seguinte.

Planear o pequeno-almoço com antecedência é também uma boa dica, visto que esta se trata das refeições mais importantes do dia. Ainda assim, esta é muitas vezes pensada apenas de manhã, quando se está a correr para e sair de casa rápido, “o que faz com que a refeição seja substituída por um lanche rápido e menos saudável, como leite com cereais” ou bolachas com café, por exemplo.

“Ao pensar no que vai comer antes de dormir, diminui o número de decisões logo pela manhã e faz com que a mente” acorde a pensar “no que tem de fazer e na recompensa da comida”, indica a plataforma.

Outro fator que ajuda a ganhar mais tempo e diminuir o stresse logo pela manhã é a escolha da roupa na noite anterior. Assim, evita-se tomar decisões logo “na primeira hora após acordar” e “caso seja necessário passar roupa, existe mais tempo para essa tarefa na noite anterior do que durante a manhã, quando é preciso se preparar para sair de casa”.

Duas das regras douradas para acordar cedo e bem disposto “consiste em dormir, pelo menos, sete horas por noite” e pensar em alguma coisa positiva antes de dormir. São vários os estudos que confirmam que o ser humano precisa de dormir, em média, sete a oito horas por noite para conseguir ter um sono descansado e reparador.

Por outro lado, o facto de adormecer com pensamentos positivos evita o stresse e ansiedade: “pensar em algo positivo para fazer no dia seguinte, seja preparar um pequeno almoço delicioso, sair para passear no final do dia com os amigos ou fazer uma corrida logo pela manhã”, faz com que a mente produza “uma maior sensação de bem-estar e energia logo ao acordar”.

Acordar 15 ou 30 minutos mais cedo do que é suposto pode parecer um conselho difícil aceitar, mas a verdade é que quem conseguir cumprir esta dica terá mais tempo para fazer tudo o que é necessário antes de sair de casa, evitando a «correria» e stresse nas primeiras horas do dia.

Um dos hábitos que mais contribui para o mau humor de manhã é ficar a adiar o despertador, uma vez que isso além de criar “uma falsa esperança de puder” dormir mais tempo, acaba por diminuir “o tempo que se tem de manhã”.

Assim, torna-se fundamental que a pessoa acorde e se lavante assim que o despertador toca e colocar o objeto longe da cama, pode ajudar neste fator. “Pelo caminho aproveite e abra a janela, pois a luz do sol ajuda a regular o relógio interior, preparando a mente para o início do dia”, aconselha a “TuaSaúde”.

Por último, alongar durante cinco minutos ou fazer um pouco de exercício físico “como uma corrida ou caminhada”, são também ótimas dicas, pois ajudam “o corpo a acordar mais rapidamente” e melhoram a circulação sanguínea. Além disso, fazer exercício físico aumenta a produção das hormonas do bem-estar, aumentando também, assim, os níveis de boa energia.

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