PUB
Recheio 2024 Institucional

Novas habitações sociais do Porto com paisagem de cortar a respiração

Novas habitações sociais do Porto com paisagem de cortar a respiração

Chegou a ser um antigo lavadouro, mas vai passar a ser uma habitação social. Num espaço que é bonito por fora e por dentro, com umas vistas de cortar a respiração, o Município do Porto investiu cerca de 400 mil euros na nova casa, localizada na Rua da Vitória.

Antes das obras, a longa história do edifício permitia compreender o porquê de tanta degradação. Assim sendo, a requalificação surge com dois intuitos principais. O primeiro, e tal como cita o portal de notícias da Câmara Municipal do Porto, com base nas palavras de Pedro Baganha (vereador da Habitação), relaciona-se com o facto de ser “um belíssimo projeto de arquitetura, que corresponde a um cuidado que, normalmente, as pessoas não associam à habitação social”, que, reforça, “não tem que ser de menor qualidade, muito pelo contrário”.

O segundo, de acordo com Pedro Baganha, tem a ver com a “materialização de um objetivo político que é a manutenção das populações a residir no Centro Histórico mas, mais do que isso, o reforço da função habitacional neste território”.

Um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Carlos Machado e Moura, admite que os foco deste trabalho passaram por “dar o melhor conforto, uma arquitetura de qualidade” e uma grande atenção à escolha dos materiais, de forma a que as casas em questão não fossem apenas casas, mas lares capazes de acolher famílias da melhor forma.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As habitações, que contam com uma bela paisagem panorâmica da cidade do Porto, estão já disponíveis para serem habitadas.

Entre os dois T2 e os dois T1 criados, as rendas alternarão entre os 28 e os 240 euros. No entanto, Pedro Baganha deixa bem claro: “a renda social tem sempre como referencial o rendimento dos agregados”.

Fotografias: Guilherme Costa Oliveira / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem