PUB
CIN Woodtec

Novas descobertas nas ruínas de Santa Clara em Amarante

Novas descobertas nas ruínas de Santa Clara em Amarante

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Os trabalhos de arqueologia realizados nas ruínas de Santa Clara, em Amarante, permitiram descobrir parte do arco cruzeiro, da sacristia e da capela-mor daquilo que outrora foi um antigo templo.

Segundo o arqueólogo Daniel Ribeiro, “era um edificado que supúnhamos [equipa de arqueólogos] existir, mas que só agora foi descoberto”. Durante o mês dos trabalhos exploratórios foram, também, encontrados alguns painéis de pintura mural, pisos lajeados, parte de uma sepultura, canalizações e vestígios do lavabo da sacristia.
As peças encontradas até agora remontam ao século XVI ou períodos posteriores, frisou, apesar de se supor que a igreja original é do século XIII.
O arqueólogo assinalou que, além do valor histórico da descoberta das peças, há que destacar o facto de se ter posto termo ao processo de destruição, passando-se para uma fase de descoberta e conservação das ruínas.
A autarquia de Amarante anuncia que vai divulgar publicamente os resultados desta campanha arqueológica, o que só ocorrerá após análise, tratamento e catalogação dos objetos.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz