PUB
Recheio 2024 Institucional

Nova Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar de Gaia já funciona

Nova Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar de Gaia já funciona

Construída em noventa dias, a nova Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia (CHVNG) começou a receber os primeiros doentes a 4 de dezembro.

A unidade conta com 28 camas, incluindo seis quartos de isolamento, estando equipada com ventiladores e monitores de última geração.

Com uma área total de 1.650 metros quadrados, a UCI terá uma renovação completa de ar a cada seis minutos, quartos de isolamento com pressão positiva e negativa, mais dois ECMO (dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos) e áreas amplas de pausa e de trabalho para os profissionais.   

Integrada no novo edifício hospitalar, a unidade é contígua ao novo serviço de urgência, o que, salienta fonte do hospital, permite “fluidez e rapidez” na intervenção, havendo um acesso privilegiado entre a sala de emergência, área laranja do serviço de urgência e serviço de imagiologia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A nova UCI resulta de um investimento de 5,7 milhões de euros, nomeadamente 3,3 canalizados para a infraestrutura e 2,4 para equipamentos, adianta a agência Lusa.

“A nova UCI representa também o primeiro momento da Fase C da renovação do CHVNGE, tendo sido antecipada pelo momento pandémico e possibilita uma melhoria no número de camas em UCI para doentes covid-19 e não covid-19, permitindo desde já libertar espaços do hospital que estavam a ser utilizados para apoio a doentes covid-19: recobro do bloco operatório, unidade de cuidados pós-anestésicos e cuidados intermédios polivalentes, facilitando a reposição dos circuitos preexistentes”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração do CHVNGE, Rui Guimarães, citado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

De referir que, no passado dia 27 de novembro, o Hospital de Gaia abriu a nova urgência, que permite um aumento de capacidade de atendimento de 50%. Este serviço tem cerca de 5 mil metros quadrados e integra a fase B do plano de obras do CHVNG.

Foto: CM Vila Nova de Gaia

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem