PUB
Junta da Galiza

Nova sala na Livraria Lello dedicada a vencedores do prémio Nobel

Nova sala na Livraria Lello dedicada a vencedores do prémio Nobel

A icónica livraria Lello, no centro do Porto, e a revista norte-americana, Time, inauguram uma sala dedicada a vencedores do Prémio Nobel da Literatura. Denominado “Livraria Lello X Time: What Makes a Nobel?”, destaca autores que já receberam o prémio desde 1901.

A parte artística está sob a alçada do diretor criativo da revista norte-americana, D.W. Pine, que para além de destacar os vencedores do prémio, dá relevo a outros que, apesar de nunca terem recebido esta distinção, “mereceram honras de primeira página”.

Segundo a presidente do Conselho de Administração da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto, refere que “através deste projecto, pretendemos dar visibilidade aos prémios inerentes à literatura, chamar mais uma vez a atenção para a importância do livro e desenvolver a nossa caminhada e a nossa missão de pôr o mundo inteiro a ler e de valorização do livro”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesta sala, estão expostos 12 painéis, onde pode ver desde Rudyard Kipling, um dos primeiros autores a receber Nobel da Literatura, em 1907, Toni Morrison, escritora premiada pela Academia Sueca, em 1993, Virginia Woolf e William Shakespeare, que nunca foram distinguidos com o prémio.

Localizada no primeiro piso, com 143 autores de nacionalidades e épocas, e cerca de 650 obras, em vários idiomas.

Para além desta nova sala, a livraria dedica um espaço apenas ao escritor português José Saramago, o único Nobel da Literatura em língua portuguesa.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce