PUB
Junta da Galiza

Nova maternidade do Hospital de Gaia concluída ainda este ano

Nova maternidade do Hospital de Gaia concluída ainda este ano

A nova área materno infantil do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), que representa um investimento de 12 milhões de euros, deverá estar concluída até ao final deste ano. 

De acordo com o presidente do conselho de administração do hospital, Rui Guimarães, que avançou a informação durante a visita às obras em curso, acompanhado do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Saúde, Marta Temido, o desejo é que no dia 1 de janeiro de 2022 possa nascer, no local, o primeiro bebé. 

“Queremos que venha cá assistir ao primeiro parto, que espero que seja no dia 1 de janeiro de 2022”, disse Rui Guimarães ao chefe do Governo. 

Integrada na empreitada da fase C do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), a nova área materno infantil contará com um “serviço de urgência obstétrica e ginecológica, um bloco de partos com nove salas individuais, um bloco operatório contíguo a esta sala e uma unidade de neonatologia com cuidados intensivos neonatais, equipada com 14 boxes e dois quartos de isolamento com pressão negativa”, indicou a administração do hospital, em comunicado distribuído à comunicação social, durante a inauguração da nova unidade de cuidados intensivos polivalentes do hospital. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, a maternidade terá ainda 16 incubadoras, 10 das quais para cuidados intermédios e seis para intensivos, internamento de ginecologia/obstetrícia e berçário, com 34 quartos, e internamento de pediatria e cirurgia pediátrica, com um total de 14 quartos. 

De acordo com Rui Guimarães, esta era uma intervenção fundamental, uma vez que permitirá “dar mais condições a quem mais contribui para o país, com filhos”, seja no concelho de Vila Nova de Gaia como Espinho. 

Por sua vez, o primeiro-ministro António Costa destacou que a empreitada em causa é a prova de que “há vida para além da pandemia”. “É muito importante que, ao mesmo tempo que já temos esta nova unidade de Cuidados Intensivos a funcionar, que estamos a acelerar a vacinação, que todos temos de ter uma atitude responsável, este hospital esteja já a avançar com novas obras para, no final deste ano, ter pronto o seu centro de saúde materno-infantil. É acreditar que há mesmo futuro, que há mesmo mais vida para além da Covid-19. Tem de haver mais vida para além da Covid-19″, reforçou. 

A visita foi acompanhada também pelos presidentes das Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia e Espinho, respetivamente, Eduardo Vítor Rodrigues e Pinto Moreira. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem