Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Nova instalação de arte urbana no Porto

Nova instalação de arte urbana no Porto

Há uma nova instalação de arte urbana, situada na Rua do General Sousa Dias, que “questiona a relação entre as utopias positivas e negativas do nosso tempo, tentando traçar a fronteira que as divide e que as leva à sua reinvenção”.

De acordo com a empresa municipal, Ágora, o projeto do português ±MaisMenos± (Miguel Januário) e do francês Rero, “procura dar uma visão alternativa do mundo, interrogando o espectador e convidando-o a refletir sobre a existência humana em confronto (ou em relação) com o pensamento artístico”.

±MaisMenos± usou uma das expressões mais conhecidas do século XX – “I Have a Dream”, de Martin Luther King, “como uma mensagem de amor, repetida infinitas vezes num mantra espalhado por uma estrutura de grandes dimensões”.

Por outro lado, Rero, contrapõe com a expressão “Not Today” em LED, “como um risco sobre a expressão de esperança colocada na base do trabalho”. O artista, através desta afirmação, “procura desconstruir uma utopia que apenas existiu no discurso do ativista norte-americano”, afirma a Ágora.

Referir que o projeto de arte urbana “I have a dream/ Not today” agora inaugurado “faz parte do (Sem) Fronteiras, uma iniciativa da galeria Underdogs em parceria com o Instituto Francês”, e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes