PUB
Sogrape - Mateus Rosé

North Festival gerou impacto superior a 15 milhões de euros

North Festival gerou impacto superior a 15 milhões de euros

A Alfândega do Porto atraiu, entre os dias 26 e 28 de maio, 50 mil visitantes no âmbito da 5ª edição do North Festival, tendo gerado um impacto económico global estimado superior a 15 milhões de euros na cidade.

Este valor foi calculado com base em despesas de alojamento, deslocações, refeições, compras e presentes, cultura e lazer, entre outras despesas.

O estudo realizado, pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), durante os três dias de festival revela que o alojamento foi a despesa média mais significativa (cerca de 131 euros diários).

Segundo a nota de imprensa, 36% dos festivaleiros optaram por pernoitar em hotéis, 21% em alojamento local, 21%em casa de amigos/familiares e 10% em hostel. “A proximidade do recinto foi o fator que mais influenciou a escolha da estadia” (resposta de 28% do público inquirido).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ainda sobre os gastos diários, em segundo lugar “surgem as deslocações e viagens para quem visitou a cidade do Porto durante estes três dias (representando um gasto médio de 92€ diários), seguidas das compras e presentes (77€ diários). Já no interior do recinto, o gasto médio diário por pessoa – excluindo o valor do bilhete ou do passe geral – atingiu os 40€”.

Os dados mostram também que 90% dos mais de 1.000 inquiridos participaram, este ano, pela primeira vez, no evento e que grau de satisfação dos três dias do North Festival é de 4,4, numa escala de 1 a 5.

O estudo desenvolvido pelo ISAG-EBS e pelo CICET-FCVC mostra ainda que cerca de 2.500 festivaleiros eram provenientes de vários países da Europa, mas, também, de outros continentes. Entre as principais nacionalidades representadas no evento destacam-se a brasileira, espanhola, alemã, polaca, inglesa e francesa.

Fotos: Expanding Roots

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem