PUB
Philips S9000

Norteshopping apresenta ciclo de documentários sobre artistas portugueses

Norteshopping apresenta ciclo de documentários sobre artistas portugueses

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping vai iniciar, esta quinta-feira, o “Ciclo de Documentário de Artista”, que exibe filmes sobre a vida e obra de artistas portugueses. O primeiro filme a ser exibido é “Durante o fim”, de João Trabulo, e aborda a vida e obra do escultor Rui Chafes.

O realizador João Trabulo (“Fernando Lanhas – Saber Ver Demora”, “Sombras, um Filme Sonâmbulo”, “Sem Companhia”) no documentário “Durante o fim” acompanha o quotidiano do escultor Rui Chafes, numa viagem ao seu universo artístico, interior e íntimo. A obra de Rui Chafes, forjada em ferro, é o ponto de partida para desvendar o homem para lá do artista plástico. O ambiente do ateliê, seu território de eleição, é retratado pelo barulho das máquinas e o silêncio que envolve desde a idealização até à conceção de cada escultura.
A obra data de 2003 e foi apresentada em vários festivais de cinema na Europa (Itália, Dinamarca, Alemanha), no Canadá, no Brasil e nos Estados Unidos. Em Portugal, no XII Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, foi contemplado com o Prémio Revelação.
Segundo o curador Nuno Malheiro Sarmento, os objetivos do “Ciclo de Documentário de Artista” são “por um lado, aproximar o público daquilo que é a intimidade do desenvolvimento de uma obra de arte e da personalidade de quem a realiza e, por outro, divulgar junto do grande público trabalhos cinematográficos de grande qualidade e valor artístico que apresentam autores fundamentais para a compreensão da Arte Contemporânea em Portugal.”

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile