PUB
Recheio 2024 Institucional

Norte vai lutar por 50% dos fundos europeus destinados à cooperação transfronteiriça

Norte vai lutar por 50% dos fundos europeus destinados à cooperação transfronteiriça

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Assumo que a ambição é ficarmos mais ou menos com metade da verba”, referiu Emídio Gomes, no dia em que assumiu a presidência da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal-Galiza.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-n), que assumiu, esta segunda-feira, a liderança da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal-Galiza, assegurou que a eurorregião vai lutar, junto do Governo, para receber 50% dos fundos destinados à cooperação transfronteiriça. Em declarações aos meios de comunicação no final da cerimónia, realizada em Baiona, Espanha, Emídio Gomes assumiu que a ambição é, efetivamente, a de “ficarmos mais ou menos com metade da verba”.
Entre os argumentos apresentados pelo responsável a favor da reivindicação do norte está, por exemplo, o facto de, no Quadro Comunitário de Apoio 2007-2013, 52% dos projetos de cooperação transfronteiriça que envolveram o país terem sido originários da região Norte-Galiza. Além disso, recordou que a eurorregião investiu mais de 70 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Desta forma, tanto para Emídio Gomes como para Alberto Nunez Feijóo, presidente da Junta da Galiza, a Comissão de Trabalho Norte de Portugal-Galiza atingiu um nível de maturidade que lhe confere um novo desafio: assegurar que, até 2020, a região supere os 90% da média do PIB comunitário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem