RECHEIO 50 ANOS

Norte tem quatro dos baloiços mais bonitos de Portugal

Norte tem quatro dos baloiços mais bonitos de Portugal

Os baloiços panorâmicos continuam a ser um verdadeiro sucesso, realçando a beleza cénica envolvente dos lugares onde estão inseridos. De Norte a Sul de Portugal, há inúmeros baloiços espalhados pelos lugares mais recônditos, e a região Norte, inclusive, detém quatro dos “mais famosos”.

Quem o assegura é o motor de pesquisa Holidu, que, num artigo recente, reuniu uma dezena de baloiços panorâmicos que devem ser visitados ao longo de 2022. Nesta lista, estão incluídos o baloiço do Meizo, ponto de passagem obrigatória da Serra do Soajo e do Parque Nacional Peneda-Gerês, o baloiço da Boneca, situado em Penafiel, o baloiço 440, em Fafe, e o do Oural, em Braga.

Consulte a lista completa dos dez baloiços que, segundo a plataforma, não pode mesmo deixar de visitar ao longo deste ano, seja pelas suas vistas para rios, montanhas ou campos. E, independentemente da altura do ano em que os visitar, acredite que será sempre surpreendido…

May be an image of outdoors

Baloiço do Trevim

O baloiço do Trevim é o mais conhecido e “instagramável” de Portugal. Conta com mais de 1700 hastags no Instagram assim como mais de 1700 Google reviews. Localizado no ponto mais alto da Serra da Lousã, a 1200 metros de altitude, este baloiço de madeira é o local ideal para tirar fotografias para o instagram.

Baloiço do Mezio – Score: 8,59

Em segundo lugar, com 4,7 estrelas no Google, surge o baloiço do Mezio. Em causa está um ponto de passagem obrigatória da Serra do Soajo e do Parque Nacional Peneda-Gerês, considerado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera. Aqui espera-lhe uma majestosa vista de 360°, perfeita para um nascer ou pôr de sol.

Baloiço da Boneca

No photo description available.

Com 1586 hastags no instagram, encontra-se baloiço da Boneca, que lhe permite “sobrevoar” o Vale do Douro. Situado em Sebolido, no concelho de Penafiel, este é um dos mais procurados e instagrámeis pontos no Norte de Portugal.

Baloiço da Ladeira

Em quarto lugar, com 4,7 estrelas no Google, está o baloiço da Ladeira. Também conhecido como baloiço da Nazaré, foi inaugurado em 2020 e oferece uma vista verdadeiramente inigualável sobre o imponente Oceano Atlântico, a praia da Nazaré, os surfistas a desafiar as ondas e as casas brancas alinhadas. Alguns dizem que este baloiço é uma porta para o paraíso.

Baloiço da Pedreira

A meio da classificação encontra-se o baloiço da Pedreira. Com 567 hastags no instagram, permite uma forma sustentável de descobrir Cela e de recolher memórias únicas. Localizado numa pedreira desativada, oferece uma vista privilegiada sobre uma lagoa incrivelmente azul, perfeita para uma selfie.

No photo description available.

Baloiço 440

Em sexto lugar, com mais de 160 comentários no Google e uma classificação de 4,6 estrelas, surge um dos mais emblemáticos baloiços panorâmicos, o baloiço 440. Localizado em Fafe, é dedicado aos apaixonados. Afinal, no seu banco tem gravada a frase “O amor que nos une”.

Baloiço do Oural

O baloiço do Oural conta, por sua vez, com mais de 320 hashtags no instagram. Aqui, é possível encontrar a melhor vista sobre Vila Verde e Braga. Situado no topo do Oural, o baloiço encontra-se a 700 metros de altura e permite uma vista panorâmica sobre o concelho de Vila Verde e da serra do Gerês até ao Oceano Atlântico.

Baloiço Maria Gomes

Em oitavo lugar, destaca-se o baloiço Maria Gomes. O seu nome deriva de uma das castas mais predominantes no território bairradino. Estrategicamente construído numa paisagem vitivinícola, o panorâmico baloiço Maria Gomes pretende ser mais um motivo para levar as pessoas à “Capital do Espumante” – Anadia. Balance entre as vinhas no coração da região e toque com a ponta dos pés na Serra do Bussaco.

Baloiço do Rio

O baloiço do Rio encontra-se em nono lugar com mais de 190 hastags no instagram. Construído perto da Barragem de Ribeiradio, sobre o Rio Vouga, entre rochas, caminhos e vegetação, um baloiço com uma paisagem espetacular que desafia a olhar além. É, também, um dos três baloiços existentes na região, além do baloiço da Serra e do baloiço Terra e Mar.

Baloiço Terra e Mar

Em último lugar na classificação, com 4,7 estrelas no Google, encontra-se o baloiço Terra e mar. Construído num ponto muito alto, o baloiço oferece uma vista de 360 graus cuja imensidão permite chegar a várias montanhas e até alcançar o Oceano Atlântico.

Fotografia entrada: Tiago Martins

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem