PUB
Santander Saúde

Norte quer manter gestão de fundos comunitários na região

Norte quer manter gestão de fundos comunitários na região

“Para nós é inconcebível, para não dizer quase inaceitável, que isso não aconteça, porque aí não estávamos a trabalhar, a praticar a própria política de coesão que a União Europeia protagoniza, uma política de proximidade aos territórios”, declarou, após a reunião do Conselho Regional.
Em debate está a possibilidade de ser o próprio Governo a gerir os próximos fundos estruturais, no âmbito do novo quadro comunitário (2014-2020), sendo que, segundo o responsável, apesar do modelo de governação não estar fechado, “todos os ciclos de programação têm sempre esse cenário em cima da mesa”. “Agora compete às regiões sermos capazes de mostrar ao Governo, com todos os argumentos que saberemos eximir no tempo oportuno, de que somos competentes para desenhar uma estratégia, mas também para fazer a gestão desses instrumentos de política”, sublinhou.
Em relação ao novo ciclo de programação de fundos estruturais – Norte 2020 – a CCDR-N está “já a trabalhar ao nível da estratégia e dos instrumentos de política”. De acordo com o presidente da Câmara de Baião e membro do Comité das Regiões da União Europeia, José Luís Carneiro, a questão deve “motivar o envolvimento e a cooperação de todos os atores do desenvolvimento regional”, para que a “CCDR-N exija junto do Governo autonomia na definição do modelo de desenvolvimento que se pretende empreender até 2020 e exija a manutenção dos programas operacionais regionais”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce