A região Norte de Portugal conseguiu alcançar cerca de 40% dos fundos da “Política de Coesão” do Portugal 2020, tendo os municípios do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia contribuído largamente para esse objetivo.
“Um sexto dos 1400 milhões de euros aprovados até junho foi absorvido pelos municípios do Porto, Matosinhos, Braga e Vila Nova de Gaia”, avança um comunicado da autarquia liderada por Rui Moreira.
De acordo com a publicação “Norte UE Dinâmicas dos Fundos Estruturais na Região do Norte”, lançada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o Porto terá sido líder, alcançando 64 milhões de euros no período em análise.
Seguiram-se os municípios de Matosinhos, que obteve 57 milhões de euros, Braga 56 e Vila Nova de Gaia 50.
Em conjunto, os quatro municípios conseguiram arrecadar para o Norte “a maior fatia de apoios, cerca de 40%, do valor nacional atribuído no âmbito da Política de Coesão, que atingiu os 3500 milhões de euros até 30 de junho”.
Cerca de 60% deste valor, de acordo com o relatório, concentra-se no domínio da sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, em áreas que vão desde a reabilitação urbana (21%), infraestruturas de educação (14%), à mobilidade urbana sustentável (13%) e ao ciclo urbano da água (12%).
Do montante aprovado na região Norte, para operações da esfera municipal, cerca de 56% foi executado até ao final do mês de junho.