PUB
Recheio 2024 Institucional

Noites Ritual 2016

Noites Ritual 2016
Noites Ritual encerram verão no Porto com concertos gratuitos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A 24.ª edição do festival ‘Noites Ritual’ volta aos jardins do Palácio de Cristal nos dias 23 e 24 de setembro, sexta-feira e sábado, para encerrar a temporada de verão deste ano. A música portuguesa será a protagonista no palco.

No total serão oito os concertos gratuitos que acontecerão ao longo dos dois dias. Para fechar os festivais de verão, as noites que já vêm a ser um ritual na cidade do Porto, mais precisamente há 24 anos, aposta ainda em atividades paralelas, como a Feira Ritual e o Palco Ritual, que volta, este ano, à Concha Acústica nas Avenida das Tílias.
A primeira banda portuguesa a subir ao palco, na sexta-feira, pelas 22h, é “The Black Zebra”, que com o seu post-rock prometem fazer uma verdadeira “explosão” de emoções no público.
Às 22h50, no palco Noites Ritual, serão os Fandango de Gabriel Gomes (Sétima Legião; Madredeus) e Luís Varatojo (Peste&Sida; A Naifa), que transportando o acordeão e a guitarra portuguesa para este século, vão animar as pessoas que se encontrem nos emblemáticos jardins do Palácio de Cristal, que tem sido o palco das mais variadas atividades realizadas na cidade.
noitesritualJá pelas 00h50 é Marta Ren & The Groovelvets que vai assaltar o público com a soul clássica, com batidas infernais que prometem fazer mexer os corpos na plateia.
No outro palco, o Ritual, e também depois da meia-noite, os Palankalama levarão o seu EP de estreia na bagagem, para mostrar ao público todo o seu imaginário musical.
No sábado, dia 24, e último dia do festival, o Palco Noites Ritual tem reservados o concerto de Peixe:Avião, às 22h50, com uma ementa servida a eletrónica, rock e uma estética visual que já lhes é característica.
Sean Riley & The Slowriders também atuarão no mesmo palco, pelas 00h50, e vão pintar as Noites Ritual com as canções de sabor clássico e que mostram alguma intemporalidade. Atualmente, o grupo formado na cidade de Coimbra atravessa um momento delicado, na sequência do desaparecimento, em junho, do baixista Bruno Pedro Simões, de 39 anos, que juntamente com o vocalista Afonso Rodrigues e o multi-instrumentista Filipe Costa fundou a banda.
peixe_aviaoO Palco Ritual abre, quando o relógio marcar as 22h, ao som dos Twist Connection, senhores do Rock’n’roll e groove com Samuel Silva (The Jack Shits, Los Saguaros, Sonic Reverends) a juntar-se ao baixo de Tiago Coelho (Speeding Bullets) e à bateria e voz de Carlos Mendes (Tédio Boys, Bunnyranch).
Os CRU dão por terminada a festa no Palco Ritual com momentos melódicos, outros mais dançantes, mas que prometem fazer pensar a música com efeito de movimento verdadeiro.
O festival Noites Ritual, que está a um ano de fazer um quarto de século, quer juntar, uma vez mais, a população do Porto num mesmo local, onde a música portuguesa é celebrada, tal como bandas e artistas nacionais menos conhecidos e num estado emergente.
A entrada para o recinto é gratuita.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce