PUB
Sogrape - Mateus Rosé

No Teatro Rivoli, está quase na hora de se fazer “Justiça”

No Teatro Rivoli, está quase na hora de se fazer

Abram-se as cortinas que é hora de ir ao teatro. Esta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de novembro, o Teatro Rivoli, no Porto, vai receber, a partir das 19h30, o espetáculo “Justiça”, da autoria de Joana Providência, que faz parte da interpelação milenar de Anacársis – “as leis são como teias de aranha que prendem os fracos e pequenos insetos, mas são rompidas pelos grandes e fortes” – tal como cita o portal de notícias da Câmara do Porto.

Na base deste espetáculo, está o objetivo de construir uma obra que aborde questões como a diversidade, a escolha, a igualdade e a liberdade, que contribuem para um bem comum e indispensável: a justiça. Como conta a autora, ao falar sobre a sua obra, “problematiza a justiça, que nos parece, muitas vezes, enganosamente imediata, inevitável e segura, até ao momento em que testemunhamos a presença da injustiça e percebemos que aquela carece de cuidado permanente”.

Nesta peça, houve um particular cuidado, da parte de Joana Providência, ao criar uma linguagem bastante própria, naquela que é a relação entre o intérprete e o coreógrafo. No que toca aos diálogos, estes foram sempre assentes num conjunto de propostas, às quais os intérpretes procuraram sempre responder da melhor forma.

Da mesma forma que um atleta, antes de uma prova, faz os alongamentos necessários à melhor prática possível da sua modalidade, no dia 4 de novembro, no Teatro Rivoli, vai acontecer algo semelhante. Isto porque, a partir das 17 horas, haverá “aquecimento” com António Júlio, curador do Teatro do Bolhão, na Sala de Ensaios do Rivoli. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A atividade em questão “parte do processo de montagem da peça de Joana Providência e convida os participantes a fazer uma viagem pelos materiais desenvolvidos e a experimentar o que do pensamento se tornou corpo e o que, daquelas histórias, se tornou ação”, de acordo com a mesma fonte noticiosa. 

Para participar na atividade que antecede o espetáculo “Justiça”, poderá fazê-lo de forma gratuita, precisando apenas de se inscrever aqui.

Se quiser assistir à peça em si, chamada “Justiça”, tem a possibilidade de adquirir os seus ingressos no Teatro Municipal do Porto e nos polos do Rivoli e do Campo Alegre.

Foto: José Caldeira / Teatro Municipal do Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem