
O Teatro Municipal do Porto está prestes a deixar os portuenses de barriga cheia, ao apresentar a estreia nacional da obra “Feijoada”, concebida por Calixto Neto. O espetáculo acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, sexta-feira e sábado, às 19h30, no imponente Grande Auditório do Rivoli.
A “Feijoada”, um ícone da hospitalidade brasileira, consiste num saboroso guisado de feijão e carne, tradicionalmente servido aos domingos no Brasil. Calixto Neto, conhecido coreógrafo, convida o público a testemunhar a preparação ao vivo de uma autêntica feijoada, cercado por músicos, bailarinos, intérpretes e uma cozinheira.
Neste ambiente, os aromas da culinária entrelaçam-se com danças, canções de samba e narrativas pessoais e políticas. O espetáculo questiona as origens das desigualdades que se observam na sociedade brasileira, examinando quais os corpos que estão sujeitos à violência e explora, ainda, novas formas de contar a história deste prato emblemático: a feijoada.
Neste encontro especial em formato de roda de samba, onde a música e a dança se fundem num círculo de expressão cultural, o ritmo e o movimento convertem-se numa linguagem partilhada. A apresentação culmina com uma degustação coletiva, proporcionando uma experiência sensorial única.
A peça “Feijoada” estreou em setembro de 2021, como parte do retrato de Lia Rodrigues no Festival de Outono de Paris. A convite do Teatro Municipal do Porto e do Alkantara, Calixto Neto reúne artistas e músicos residentes em Portugal, formando um elenco diversificado, composto por membros da equipe original e talentosos artistas locais.
O show está marcado para as 19h30 dos dias 10 e 11 de novembro, sexta-feira e sábado, no Rivoli.
Foto: Raoul Gilibert (via Porto.)