PUB
Philips S9000

No Porto, rolhas de cortiça “geram” árvores! Até maio, vão ser semeadas cerca de 2550 unidades

No Porto, rolhas de cortiça

A partir desta quarta-feira, dia 6 de março, o verde vai tomar conta do Porto, com a plantação de 2545 novas árvores, um marco que reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o bem-estar dos seus habitantes.

A iniciativa arranca no Parque da Cidade, pelas 9h45, com a plantação simbólica de 150 árvores. A ação, que integra a campanha “Rolha a rolha, semeie a recolha”, contará com a participação de alunos da EB dos Correios e do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.

Tal como refere a Câmara do Porto, em comunicado à imprensa, azevinhos, carvalhos, amieiros, medronheiros, nogueiras-negras, teixos e salgueiros são algumas das espécies que farão parte desta iniciativa, que se estenderá até ao final do mês de maio. As novas árvores serão plantadas em parques, caldeiras e arruamentos da cidade, juntando-se às mais de 66 mil já existentes.

A campanha “Rolha a rolha, semeie a recolha”, operacionalizada pela empresa municipal Porto Ambiente, é um exemplo do sucesso da colaboração entre o município, a LIPOR, a Quercus e os cidadãos. 

Como elemento de referência, destinou-se que, a cada 50 rolhas, se plantava uma árvore. Sendo assim, em 2023, a iniciativa resultou na recolha de 337,7 kg de rolhas de cortiça, o equivalente a cerca de 67.500 unidades, que se traduziram em, aproximadamente, 1350 novas árvores.

Benefícios para a saúde e para o ambiente

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A natureza encanta-nos com a sua beleza, não há dúvidas. Contudo, a presença de árvores no meio urbano vai muito para além da estética. As árvores regulam a temperatura urbana, reduzem a poluição atmosférica e proporcionam diversos benefícios psicológicos, como a diminuição do stress e o aumento do bem-estar geral.

Um compromisso com o futuro

A plantação de 2550 novas árvores é mais um passo na jornada do Porto para se tornar uma cidade cada vez mais verde e sustentável. O trabalho permanente do Município na expansão, monitorização e manutenção do arvoredo urbano demonstra o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus cidadãos.

Participe e faça a diferença

A participação de empresas, escolas e cidadãos é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Sejam através da recolha de rolhas de cortiça, da participação em ações de plantação ou simplesmente da sensibilização para a importância das árvores, todos podemos fazer a diferença. 

Afinal de contas, não é pelo facto do azul ser a cor dominante da cidade do Porto que não podemos ser cada vez mais “verdes”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem