PUB
Recheio 2024 Institucional

No Porto, é de pequenino que se aprende a salvar o Planeta

No Porto, é de pequenino que se aprende a salvar o Planeta

É de pequenino que se aprende. Desde coisas tão básicas como andar e falar, até à importância da sustentabilidade. A Câmara do Porto disponibilizou mais de 30 atividades de sensibilização à causa, junto dos mais novos. As inscrições para 2023/2024 abrem dia 11 de setembro.

O Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade está cada vez mais variado. Na próxima edição, com uma oferta bastante ampla e inovadora, os alunos poderão participar em atividades dinamizadas pelas equipas de ambiente do Município, bem como da Águas e Energia do Porto, da Porto Ambiente, da Agência de Energia do Porto e do Centro de Recolha Oficial de Animais.

O objetivo principal do plano é claro: estimular a literacia ambiental, tendo sempre presente o objetivo de ensinar competências úteis para saber o que fazer com muito daquilo que a Natureza nos dá. 

O melhor de tudo é que o problema da monotonia nunca se coloca, na medida em que os temas se dividem em: agricultura biológica e alimentação saudável; bem-estar animal; águas, ribeiras e praias; biodiversidade e natureza; economia circular e resíduos; alterações climáticas e energia; hortas pedagógicas; projetos de reciclagem; ecotrilhos e roteiros; ações de limpeza das praias e rios; e também oficinas sobre as árvores ou a água no concelho.

Numa oferta bastante alargada, também o público-alvo é bastante alargado, na medida em que o projeto se destina a alunos do pré-escolar, dos três ciclos do ensino básico, do secundário e do ensino profissional da rede pública e da rede de ensino particular e cooperativo, ou de instituições particulares de solidariedade social.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No âmbito da divulgação do projeto, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, destaca a importância de consciencializar os mais novos para o meio ambiente, salientando que “ter uma vida mais sustentável não deve ser entendido como um sacrifício que temos de fazer”, tal como cita o portal de notícias do município.

Filipe Araújo acrescenta ainda o caráter fundamental de os mais jovens terem “acesso cada vez mais a momentos para estar na natureza, para aprender in loco, experimentar, refletir, compreender”.

Na segunda-feira, 17 de julho, abrem, também, as inscrições para o Programa Via Verde às Eco-Escolas, em que o Município do Porto irá apoiar um total de 45 escolas.

Fotografias: DR / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem