PUB
Recheio 2024 Institucional

No Minho, vai-se falar à moda da Galiza, a partir de quarta-feira

No Minho, vai-se falar à moda da Galiza, a partir de quarta-feira

Um importante evento académico está prestes a começar em Guimarães e Braga: o XIV Congresso da Associação Internacional de Estudos Galegos, sediado na Universidade do Minho. Com o tema “Horizontes dos Estudos Galegos e/na Lusofonia”, este congresso visa explorar as interações entre a Galiza e os estudos galegos no contexto lusófono.

Desde os primórdios do movimento cultural e político galego no século XIX, Portugal e sua cultura desempenharam um papel significativo nas discussões dos galeguistas. Hoje, num novo contexto marcado pela construção europeia, as relações entre a Galiza e a Lusofonia ganham uma nova relevância, com um impulso talvez inédito na Época Contemporânea.

O congresso buscará abordar essa dinâmica sob diversas perspectivas, refletindo sobre questões como o papel da chamada Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, os elementos culturais que sustentam as iniciativas de inter-relação e o potencial dos Estudos Galegos para estabelecer laços com a Lusofonia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este evento ocorre no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, desafiando a comunidade académica a submeter propostas que analisem criticamente os relacionamentos culturais, académicos e institucionais entre a Galiza, Portugal e a Lusofonia.

Os temas incluem uma variedade de áreas, como política cultural e linguística, mobilidade laboral e turística, património compartilhado e pós-colonialismo.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce