PUB
Recheio 2024 Profissional

Nicolau Nasoni celebrado através de várias iniciativas no Porto

Nicolau Nasoni celebrado através de várias iniciativas no Porto

O aniversário de Nicolau Nasoni, arquiteto italiano que desenvolveu grande parte da sua obra no Porto, vai ser assinalado através de várias iniciativas na cidade. O dia 2 de junho ficará, assim, marcado pelo concerto dos Ensemble Vivan, na Torre dos Clérigos, o seu trabalho mais emblemático.

O grupo de música de câmara vai apresentar “uma sonoridade única com uma programação de compositores italianos do período clássico e barroco, onde impera a música italiana”, revela a nota de imprensa.

A entrada no concerto, que se inicia às 18h, é de entrada gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis.

Ainda na Torre dos Clérigos haverá, pelas 21h30, um espetáculo de dança vertical: “ao som dos saxofones de Henk van Twillert e dos Vento do Norte, a conhecida e experiente Paulina Almeida interpretará uma dança na fachada principal da Torre, numa performance dedicada a Itália, a Nasoni e ao lançamento da primeira pedra”.

Também o WOW quis homenagear o arquiteto e para isso organizou um «banquete» ao estilo do século XVIII. O jantar, que incluirá música e figuração, acontece numa das salas do Museu da Região do Porto, no dia 2, às 20h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Da ementa constam várias iguarias como sopa rural de carne de porco salgada, novilho e legumes e beringela recheada com legumes rústicos e sementes ancestrais. As reservas para o jantar podem ser feitas online.

Já na sexta-feira, dia 3, pelas 11h30, Nicolau Nasoni será o protagonista de uma visita guiada pelo Porto, através de uma encenação. A iniciativa «O Porto de Nasoni» vai do Museu do Vitral à Galilé da Sé, com passagem pelo Paço Episcopal, pelo Museu da Misericórdia e pelo Complexo dos Clérigos, terminando na capela Atkinson. A duração prevista é de cerca de duas horas e meia.

Recordar que Nicolau Nasoni nasceu em San Giovanni Valdarno, na Toscana, a 2 de junho de 1691 e morreu em Santo Ildefonso, no Porto, a 30 de agosto de 1773, aos 88 anos.

Foto: Facebook Base Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem