PUB
Santander Saúde

“Nave pessoana” de Ricardo Pais atraca no Teatro Nacional São João

“Nave pessoana” de Ricardo Pais atraca no Teatro Nacional São João

Depois de ter passado pela Comédie de Reims, pelo Teatro Paulo Autran, em São Paulo, e pelo Teatro Español, em Madrid, “Turismo Infinito” regressa ao palco do Teatro Nacional de São João (TNSJ) – onde se estreou em 2007 –  nos dias 7, 8 e 9 de março.

A “nave pessoana” inventada por Ricardo Pais, considerada uma das mais marcantes produções da casa, volta a ser apresentada no preciso momento em que a instituição celebra o centenário do edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva. O espetáculo inclui o elenco original, com nomes bem conhecidos do TNSJ, como é o caso de João Reis, Emília Silvestre, Pedro Almendra, José Eduardo Silva e Luís Araújo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A partir de textos de Fernando Pessoa, o espetáculo de Ricardo Pais e António M. Feijó lança em cena vários heterónimos do também filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, crítico literário e comentarista político. Em cena, será “possível «conhecer» o guarda-livros Bernardo Soares e o seu visionário desassossego na Rua dos Douradores; a turbulência de Álvaro de Campos, engenheiro naval que ficou sem trabalho «depois de estar a Índia descoberta»; o Pessoa simbolista das interseções, mas também aquele que melancolicamente se revela em “Un Soir à Lima” e o outro Fernando que se corresponde com Ofélia Queirós – a mulher com quem o poeta teve o único envolvimento amoroso conhecido; Maria José, a corcunda que ama um serralheiro com toda a sua alma; e o bucólico Caeiro, o «mestre de toda a gente com capacidade para ter mestre», destaca o comunicado enviado à VIVA!.

Vista por mais de vinte mil espectadores, a peça sobe ao palco do TNSJ no sábado (dia 7) às 22h00 e no domingo e segunda-feira (dias 8 e 9) às 21h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros, sendo que, no dia 7 de março, a entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhetes (máximo dois por pessoa), a partir das 14h30.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz