PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Natal em Matosinhos: 15 km de luzes, realidade virtual, concertos e muito mais!

Natal em Matosinhos: 15 km de luzes, realidade virtual, concertos e muito mais!

Esta sexta-feira, dia 24 de novembro, não fica só marcada pela entrada do fim de semana, mas também pelo facto de que a Câmara de Matosinhos vai ter 15 (!) quilómetros de iluminações natalícias distribuídas pelas várias freguesias do concelho.

Ao todo, estima-se que o investimento ronde os 269 mil euros, tal como refere a autarquia (via JN). De 2022 para 2023, houve um aumento de 26% naquele que é o investimento para as decorações desta quadra festiva, “já que o concurso público inicialmente lançado com o mesmo preço ficou deserto e obrigou à alteração do preço base”, de acordo com a mesma fonte de informação.

Traduzindo as percentagens para números reais, concretos e palpáveis, é possível avançar que o concelho matosinhense vai ter um total de 82 sítios com luzes, onde se poderão encontrar “225 árvores naturais, ruas, mercados municipais, praças, jardins, igrejas, num total de 15 quilómetros de iluminação e mais de um milhão e meio de lâmpadas de tecnologia LED”. Ao todo, “serão 1353 peças de iluminação constituídas por um total de 13536 elementos luminotécnicos” (via JN).

Para além das luzes, outra grande novidade é o facto de os visitantes poderem, em 15 locais, interagiram com a tecnologia disposta, de realidade aumentada. Desta forma, através de uma app gratuita, quem por lá passar terá a possibilidade de misturar o virtual com o real, inserindo elementos natalícios como o pai Natal, as renas, entre outros, num cenário verdadeiro.

Como se tudo isto não fosse suficiente, num ano de celebrações que fica marcado pelos avanços tecnológicos que fazem com que a experiência seja muito mais rica, Matosinhos também irá ter uma árvore gigante com um total aproximado de 30 metros, na Praça Guilherme Pinto, uma zona nevrálgica do concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em adição à típica árvore de Natal, um dos maiores símbolos desta quadra, a praça em questão terá uma aldeia de Natal, decorada com temas alusivos à festividade em causa, sendo que existirão concertos com a formação Ópera de Bolso e performances ao cargo da fanfarra militar Os Soldadinhos de Chumbo.

Se achava que era tudo, o melhor é mesmo desenganar-se, dado que a animação e o entretenimento continuam. No Jardim Basílio Teles, terá a possibilidade de visitar e comprar, na Feira de Artesanato de Matosinhos (FAMA), que, através de 81 expositores, vai juntar o melhor de três mundos: artesanato, doçaria e enchidos. No espaço que compreende o jardim referido e a câmara, instalou-se, ainda, uma estrutura de iluminação que irá oferecer espetáculos gratuitos de luz, cor e som, que prometem fazer o deleite de todos os que visitem Matosinhos, nos próximos tempos.

Posto isto, como o Natal sem a inocência das crianças nunca é a mesma coisa, os dias compreendidos entre 19 e 22 de dezembro vão ser de ateliês natalícios destinados a um público cuja faixa etária vai dos 6 aos 12 anos. Os ateliês acontecem na biblioteca municipal Florbela Espanca e têm como tema “O Natal de papel”.

Num “bolo” que já se prevê bastante saboroso e do agrado de todos os matosinhenses e de quem por lá passa, a cereja no topo do mesmo é o concerto de Natal, com entrada livre, dia 16 de dezembro, na Igreja Matriz do Bom Jesus de Matosinhos, a cargo do coral sinfónico Ensemble Vocal Pro Musica.

Foto: Francisco Teixeira / CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce