O Museu e Bibliotecas do Porto prepararam um programa especial com mais de 30 atividades para celebrar a época natalícia. “Natais à moda do Porto”, inspirado nos espaços, coleções e autores da cidade, inclui propostas para todas as idades, que podem ser usufruídas até dia 30 de dezembro.
Do vasto programa, destaca-se o “Santa Summit ‘23”, um stand-up literário do Teatro Palmilha Dentada, em parceria com as Bibliotecas do Porto. O espetáculo, com texto original de Ricardo Alves e Rodrigo Santos, baseia-se no imaginário de São Nicolau e destaca os “momentos áureos do ano” que termina e do que está por vir. As apresentações ocorrem nos dias 22, 23, 28 e 29 de dezembro, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Outras atividades incluem sessões de leitura e ateliês criativos para crianças, como o programa “Sábados a Contar”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A Biblioteca Popular de Pedro Ivo, na Praça do Marquês de Pombal, também oferece propostas para crianças dos 3 aos 6 anos, como o “Natais do Mundo”, que “levará os participantes à descoberta da origem dos símbolos e tradições de Natal na Ucrânia, em Nova Iorque, no México e nos países nórdicos”, segundo avança a Ágora.
Para crianças de 6 a 12 anos, o Museu e as Bibliotecas do Porto apresentam as oficinas “Missão em Férias de Natal” e “Natal de Mãos Cheias”. A primeira propõe explorações plásticas, performativas e sonoras, enquanto a segunda oferece uma semana de aventuras diferentes em vários locais da cidade.
A programação de Natal inclui, ainda, a iniciativa “Ecos da Biblioteca Sonora”, que apresenta leituras de Manuel António Pina. A sessão acontece no dia 20 de dezembro, às 18h30, no Gabinete Gráfico da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, em conjunto com a exposição patente “Pina Germano”.
A encerrar o ano, no dia 30 de dezembro, haverá as últimas oficinas “Liberdade de Impressão”, orientadas por Ana Torrie, onde as crianças poderão criar suas histórias através de composições originais de estampas.
A programação completa do Museu e Bibliotecas do Porto pode ser consultada, aqui.
Foto: Ágora