PUB
PD - Revista Sabe Bem

Nas urgências do Porto, o tempo de espera é inferior a duas horas

Nas urgências do Porto, o tempo de espera é inferior a duas horas

Foram divulgados os tempos médios de espera dos doentes urgentes nos hospitais do Porto. Constata-se que o menor tempo de espera registado por pessoa é o do Hospital São João, com 1 hora e 15 minutos para 15 pessoas.

“Nos hospitais São João e Santo António, o tempo de espera era de 01 horas e 15 minutos (15 pessoas) e 01 horas e 13 minutos (04 pessoas), respetivamente”, avança o Porto Canal.

Já no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, o tempo para 16 pessoas com pulseira amarela é de 1 hora e 49 minutos. No Pedro Hispano, em Matosinhos, “o tempo de espera para doentes urgentes estava dentro do tempo estimado”.

A avaliação é feita de acordo com a triagem de Manchester, que atribui um grau de prioridade a cada doente e inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas)”, acrescenta.

Segundo a mesma fonte, foi adiantado pelo Ministério da Saúde que 42 centros de saúde encontram-se a funcionar após as 20h00, nos dias úteis, e 189 vão estar abertos ao fim de semana, a fim de “dar resposta a doença aguda não emergente”.

Foi aconselhado, ainda, aos utentes, contactarem em primeira instância a linha telefónica SNS24 (808 24 24 24) para “aconselhamento e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem