CMPorto

“Nas próximas semanas” Gaia terá 25 casas com renda acessível

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou esta terça-feira, dia 26, que “nas próximas semanas” estarão disponíveis 25 das 94 habitações com renda acessível, no âmbito do Programa 1.º Direito.

O presidente da Câmara falava “à margem da assinatura de um protocolo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), sobre financiamento para a área da habitação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, refere a Lusa.

Este protocolo prevê “a disponibilização de 94 casas para famílias que necessitem de apoio na habitação”, resultando num investimento total de 143 milhões de euros.

“Vamos tentar combinar três dimensões. A dimensão número um é: aquelas que podemos construir em terrenos próprios, vamos construir. Em segundo lugar vamos lançar apelo ao mercado. E, em terceiro lugar, reabilitando o que já existe”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, na cerimónia presidida pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

O autarca frisou que terá “um trabalho e diplomacia a fazer” que passa por “sensibilizar o mercado, os fundos, os bancos, que têm muitas vezes casas devolutas e podem ser abertas ao mercado numa lógica de responsabilidade social”.

Em Vila Nova de Gaia são cerca de 2.000 as famílias inscritas na Câmara Municipal a necessitar de habitação.
Referir que numa primeira fase, este projeto é 100% financiado pelo IHRU, através do PRR.

Foto: CM de Vila Nova de Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes