Sogrape

NanoString premeia trabalho do i3S em cancro do cólon

NanoString premeia trabalho do i3S em cancro do cólon

A investigadora Ângela Amorim Costa, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), acaba de ser distinguida pelo seu trabalho na área do cancro do cólon.

Ângela Amorim Costa foi selecionada pela empresa NanoString através do seu programa de bolsas, na primeira edição do prémio em sinalização celular em tumores.

Denominado “The impact of hypoxia on the anti-colon cancer immune response: potential implications to immunotherapy”, o projeto procura entender, no cancro do cólon, de que maneira os baixos níveis de oxigénio (hipóxia) que normalmente se verificam em tumores sólidos, modelam o sistema imune no microambiente tumoral, e perceber quais os mecanismos moleculares associados, explica o portal de notícias da U.Porto.

A investigação pode levar ao desenho de terapias alternativas e mais eficientes para os tumores que não respondem aos tratamentos tradicionais.

Segundo adianta Ângela Amorim Costa, “de acordo com dados preliminares que já obtivemos, sabemos que a hipóxia afeta tanto as células cancerígenas como as células imunes, condicionando a resposta imune anti-tumoral, e que isso tem impacto na resposta à terapia“. Ou seja, “qualquer diferença encontrada sublinha a necessidade urgente de ter em consideração as especificidades do microambiente tumoral, quando se pretende encontrar terapias mais eficientes”. A investigadora acredita que essas diferenças resultam do microambiente do cancro de cólon e que é essencial estudá-las para se descobrirem terapias eficientes.

A cientista disse ainda que pretende seguir “uma perspetiva ainda inexplorada e analisar a influência combinada da hipóxia e das células imunes, dois componentes cruciais do microambiente tumoral”. Este conhecimento pode “ajudar-nos a encontrar biomarcadores de resposta à terapia, permitindo a estratificação dos pacientes e, em última análise, chegar a uma terapia anti-cancro mais eficaz”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem