PUB
Recheio 2024 Institucional

Nano satélite feito no Porto vai para o espaço à boleia de Elon Musk

Nano satélite feito no Porto vai para o espaço à boleia de Elon Musk

O Cubesat, nano-satélite desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está prestes a ser lançado para o espaço com o objetivo de estudar as alterações climáticas. A estrutura, que integra o projeto AEROS Constellation, irá a bordo de um Falcon 9 da SpaceX, empresa fundada por Elon Musk.

“Descobrimos que havia uma indústria emergente de pequenos satélites, cujo lançamento era acessível tanto do ponto de vista da instrumentação, como do lançamento”, explica Orfeu Bertolami, representante da FCUP neste projeto, segundo o portal de notícias da instituição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo a mesma fonte, as descobertas reveladas num artigo da revista internacional Acta Astronautica, em 2016, serviram de tema para a tese de doutoramento de André Guerra, um dos autores do AEROS Constellation, sobre “a utilização de satélites na oceanografia”, sendo esta “uma área muito próxima a Portugal, mas da qual muito pouco se sabia”.

Este será, também, “o primeiro satélite da futura Constelação do Atlântico a entrar em órbita”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem