PUB
CMPorto

Na Maia, vai haver um novo Parque Metropolitano (saiba mais)

Na Maia, vai haver um novo Parque Metropolitano (saiba mais)

A região leste do concelho da Maia está prestes a dar vida ao novo Parque Metropolitano, um projeto que obteve aprovação unânime por parte da Câmara Municipal e promete marcar um ponto de viragem no desenho urbano e na sustentabilidade. Abrangendo uma extensão total de 376 hectares, esta iniciativa promete ser um farol no caminho do desenvolvimento sustentável.

O anúncio da implementação do Parque Metropolitano nas freguesias de Nogueira e Silva Escura e São Pedro Fins pelo Município da Maia destaca-se não só pela sua dimensão considerável, mas também pela visão futurista que lhe é inerente, segundo declarações da Câmara Municipal. Num território que abarca 376 hectares, dos quais 70 são propriedade do Município, este parque é encarado como um pilar crucial no desenvolvimento sustentável da região (via Notícias da Maia).

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, caracteriza o projeto como um guia orientador para a organização e ordenamento do território, sublinhando a sua importância estratégica. O programa do parque visa a sustentabilidade global, abrangendo as vertentes social, económica e ambiental, abarcando uma parte substancial do território da Maia e da Área Metropolitana do Porto.

De acordo com a mesma fonte de informação, o Parque Metropolitano da Maia incorporará diversas valências, incluindo um Laboratório Agro-Florestal de 27 hectares, expansível até 40 hectares, e um campus tecnológico e de investigação aplicada, designado como “zona empresarial responsável”, que ocupará aproximadamente 30 hectares. Uma área urbana multifuncional de 25 hectares, com predominância residencial e uma componente social robusta, está também nos planos, juntamente com duas áreas desportivas destinadas à formação.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Esboço do Parque Metropolitano da Maia © Câmara Municipal da Maia

Este programa ambicioso foi concebido em várias etapas, incluindo o reconhecimento e diagnóstico da área, uma proposta urbanística e a definição clara dos limites e funcionalidades do parque. A expansão dos limites do Parque Metropolitano agora incorpora toda a área do Monte de Santo António, demonstrando o compromisso do Município com um desenvolvimento abrangente e integrado.

A Câmara Municipal da Maia tem como objetivo integrar este Programa Estratégico na 2.ª revisão do Plano Diretor Municipal, destacando a relevância deste projeto na estratégia global de desenvolvimento da cidade. Com a sua implementação, o Parque Metropolitano da Maia aspira a tornar-se um modelo de inovação e bem-estar, beneficiando não só a comunidade local, mas também a Área Metropolitana do Porto.

Imagem de capa: Esboço do Parque Metropolitano da Maia © Câmara Municipal da Maia

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem