PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Na Maia, vai arrancar a World Press Photo: a melhor exposição de fotojornalismo do mundo

Na Maia, vai arrancar a World Press Photo: a melhor exposição de fotojornalismo do mundo

A cidade da Maia vai receber, de 28 de outubro a 19 de novembro, mais uma edição da prestigiada exposição World Press Photo, que é a principal competição global de fotografia jornalística e documental. O evento, que começa já neste sábado, será realizado no Fórum da Maia e tem como propósito contar as histórias mais impactantes do ano, com ênfase nos efeitos devastadores da guerra sobre a população civil, na crise climática global e no papel fundamental do fotojornalismo.

A cerimónia de inauguração vai acontecer na sexta-feira, dia 27 de outubro, às 21h30, no Fórum da Maia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e da comissária da Fundação World Press Photo, Mariana Rettore Baptista.

A exposição tem como fito primordial apresentar, de maneira impactante e verosímil, os principais desafios que a sociedade atual enfrenta. O evento é, também, aproveitado pelo Município da Maia como uma plataforma para sensibilizar a população em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A “Fotografia do Ano”, capturada por Evgeniy Maloletka, é uma imagem emocionante da Guerra na Ucrânia, durante o cerco a Mariupol, que retrata o sofrimento humano resultante da invasão russa. A “História do Ano”, por sua vez, concentra nove fotografias impressionantes de Mads Nissen, documentando a vida do povo afegão sob o regime talibã.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O “Prémio de Projeto de Longo Prazo” reconhece o trabalho de Anush Babajanyan e aborda a crise da água e a resiliência das comunidades na Ásia Central. Por fim, o “Prémio de Formato Aberto”, atribuído a Mohamed Mahdy pelo seu projeto colaborativo com os moradores do bairro de Al Max, Alexandria, no Egito, preserva a memória de uma vila de pescadores que vai desaparecendo rapidamente, história essa que é difundida ao público através de um site interativo. 

A exposição, que já acontece na Maia há 24 anos, tem entrada gratuita e estará aberta para visitação no Fórum da Maia, de terça-feira a domingo, das 10h às 22h. A exposição “World Press Photo” arranca no dia 28 de outubro e acaba a 19 de novembro.

Foto: Anush Babajanyan, vencedora do “Prémio de Projeto de Longo Prazo” (via World Press Photo)

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce