
O Festival de Música Folk da Maia está de regresso para dois dias de muita animação. O evento, que celebra a música tradicional portuguesa, decorre no Parque da Cidade Desportiva da Maia, nos dias 15 e 16 de setembro.
O alinhamento arranca, na sexta-feira, dia 15 de setembro, às 18h30, com o Coletivo Capela. “Recolhemos e arranjamos cantigas tradicionais, assim como criamos canções novas inspiradas no cancioneiro popular. Soladas pela simplicidade das cordas vocais, e animadas pelas cordas do cavaquinho, da viola braguesa e das guitarras, com um toque de percussão”, explica o grupo familiar de música tradicional portuguesa, que envolve várias gerações, de acordo com a informação avançada pela autarquia.
No mesmo dia, pelas 21h30, a banda Pé Na Terra, que conta com mais de 180 concertos realizados na Europa e África austral tendo sido galardoada com o 1.º prémio no Eurofolk’08, sobe ao palco para “aproximar gerações através de arranjos modernos para temas tradicionais e de cantautor”.
Já no sábado, dia 16 de setembro, os grupos Crua e Monte Lunai animam os presentes que são convidados a participar das danças dedicadas à world music (música tradicional europeia). Os concertos acontecem às 18h30 e 21h30, respetivamente.
O programa encerra com o DJ Gaiteirinho, já “bastante conhecido por trazer aos palcos de festivais, bares e festas, os sons da World Music e Folk, levando o publico a viajar por paisagens sonoras que vão desde a Folk Europeia à música dos Balcãs, Africa, Oriente, América, etc”. Os sets iniciam às 23h30 e contam, também, com momentos de música ao vivo.
A entrada no festival é livre, sujeita à lotação do espaço.
Foto: Diana Santos / Maia Cultura (Facebook)