A Praia da Fraga da Pegada, em Macedo de Cavaleiros, recebe este sábado, 10 de agosto, a primeira edição do evento Aziborne, uma prova de desportos radicais que vai convidar os participantes a descobrir as paisagens naturais do território macedense de uma forma diferente, e a segunda edição do Sunset Azibo.
No comunicado enviado à VIVA!, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros explica que o Aziborne Extreme propõe, da Serra de Bornes à Alfureira do Azibo, uma prova de canoagem de 0,8 quilómetros, 30 quilómetros de bicicleta, 10 quilómetros de parapente e, ainda, 15 quilómetros de corrida entre destes dois “locais emblemáticos do concelho”.
O encontro está marcada para as 9h00, no Jardim 1.º de Maio, com as provas a iniciarem com o atletismo, seguindo-se a canoagem, o BTT e, por fim, o parapente.
Para Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, “o concelho pode e deve ser uma referência para os amantes da natureza e dos desportos radicais”. Assim, reforça que, esta primeira edição, ainda experimental, “percorre espaços, no território do Geopark, com milhões de anos de história, e passa pela Fraga da Pegada, onde mora a melhor praia fluvial do País e que é o verdadeiro paraíso transmontano”.
Já no que respeita ao Sunset Azibo 2019, a autarquia diz esperar que o evento supere os 1750 participantes da edição anterior, ultrapassando, assim, a “fasquia das duas mil pessoas”. A música vai fazer-se ouvir na Fraga da Pegada, a partir das 15h30, e só terminará de madrugada.
Recorde-se que a animação musical tem como “cabeça de cartaz” os DJ’s Miguel Rendeiro e Pedro Tabuada, contando, ainda, com a participação de M. Fleecy, Simanka e Harryco.