PUB
Recheio 2024 Institucional

Museu Soares dos Reis reabre portas com 27 novas salas e peças inéditas

Museu Soares dos Reis reabre portas com 27 novas salas e peças inéditas

O Museu Nacional Soares dos Reis volta a reabrir portas esta quinta-feira com uma renovada exposição permanente. Encerrado parcialmente para obras desde 2019, o primeiro museu público de arte no país abre, a partir de hoje, com 1.133 peças, 250 das quais restauradas.

No total são 27 salas, mais de dois mil metros quadrados de área expositiva, com algumas obras inéditas e outras do século XIII, como a escultura de Cristo crucificado, que não era vista há cerca de 30 anos.

Há também obras dos pintores Vieira Portuense e Domingos Sequeira, um busto do poeta Luís Vaz de Camões e um álbum de viagem e anotações, de António Soares dos Reis. A cada sala, “há pintura, escultura, desenho, mobiliário com pintura e ourivesaria” e outras artes misturadas mostrando a riqueza do espólio.

Em declarações à rádio Renascença, o diretor do Museu, António Ponte, afirma que com esta renovação pretendem “criar motivos para que o Soares dos Reis se volte a entrosar com a comunidade, os públicos, a cidade e o país”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Explica que a “exposição de longa duração terá de seis em seis meses alterações, porque há coleções que, por questões de conservação preventiva, têm de ser revistas”. Este é o caso dos desenhos presentes em algumas das salas.

“É uma exposição que traz uma narrativa totalmente nova que se baseia nos 190 anos da história deste museu que se assinalam este ano”, sublinha o responsável, citado no referido órgão de comunicação.

Uma das novidades na forma de expor passa por usar uma narrativa mais contemporânea. O diretor destaca, por isso, “a inclusão, integração social, as questões de género e de raça que estão colocadas na evolução da exposição sem terem de ser impostas”. De acordo com António Ponte, “quem estiver atento perceberá” esses detalhes na exposição.

Nesta fase inicial de abertura haverá “visitas guiadas diárias”, confirma o diretor. O Museu Nacional de Soares dos Reis foi fundado como Museu Portuense de Pinturas e Estampas, em 1833, tendo adquirido o estatuto de nacional em 1932.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem