PUB
Philips S9000

Museu Romântico recebe concertos de piano gratuitos, aos sábados

Museu Romântico recebe concertos de piano gratuitos, aos sábados

É certo que o Dia Mundial da Música já aconteceu, no dia 1 de Outubro, mas as celebrações vieram para ficar. Isto porque, no Museu Romântico, até ao fim do mês, ouvir-se-ão as doces melodias que só um piano é capaz de oferecer. O primeiro convidado vem diretamente da Albânia, chama-se Kostandin Tashko e inaugura, assim, a III edição do Festival Internacional de Santa Cecília.

Trata-se de um pianista bastante jovem, mas que já tem no currículo um vasto portefólio, com participações bastante significativas. Dentro deste lote, enquadra-se por exemplo a ida ao Concurso Internacional Santa Cecília (CISC), no ano de 2021, onde tocou peças de Chopin, Liszt e Ravel.

O regresso está marcado para as 16 horas do dia 7 de outubro, sábado. Já na semana seguinte, é a vez das teclas tocarem em português. Através da atuação de Bruno Gomes, que já havia participado no CISC há 10 anos, em 2013, o artista regressa ao Museu Romântico para interpretar Mozart, Schumann, Brahms e Schubert.

A 21 de outubro, sempre ao sábado, é hora de dar um saltinho até ao Báltico, na medida em que o Museu Romântico irá receber um artista croata. Chama-se Lovre Marušić e também chegou a participar no Concurso Internacional Santa Cecília, no ano de 2018. Este ano, tocará temas de Bach, Beethoven, Shostakovitch e Prokofiev.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

E como tudo o que é bom chega, eventualmente, ao fim, o culminar das celebrações acontece por intermédio de Richard Octaviano, pianista brasileiro que se propõe a tocar, na tarde de 28 de outubro, a obra de vários artistas icónicos como Bach, Brahms, Rachmaninoff, Ligeti, Kogima e Chopin.

O III Festival Internacional de Santa Cecília veio para ficar até ao final do mês, com atuações ao piano, sempre ao sábado, no Museu Romântico, no Porto.

Para entrar no evento, não é preciso comprar bilhete, ainda que a entrada esteja sujeita à lotação do espaço.

Foto: João Pereira / Ágora

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce