Sabor do mês PD - peixe

Museu Judaico do Porto apresenta filme “1618”

Museu Judaico do Porto apresenta filme

Esta quinta-feira, 31 de março, data em que se assinala o Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição, o Museu Judaico do Porto exibe “1618”, o filme português mais premiado de sempre, com mais de 50 prémios internacionais em festivais de cinema internacionais.

Em causa está o retrato de um “impressionante episódio da inquisição na cidade”, que tem apresentação marcada para as 19h00.

O filme histórico, realizado por Luís Ismael, é baseado em acontecimentos verídicos. “Em 1618, Matos de Noronha, Visitador da Inquisição, dirige-se para a cidade, numa carruagem escoltada pela sua guarda. Muitos cristãos-novos são suspeitos de terem praticado heresias judaizantes. António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelas gentes do Porto, é o alvo primeiro da Visitação. A fuga parece ser o seu único caminho”, lê-se no comunicado divulgado.

As prisões arbitrárias, prossegue, instalam-se na cidade, num clima de denúncias anónimas, medo e sofrimento, pondo em causa a convivência salutar entre cristãos-velhos e cristãos-novos. “Diogo Sousa, o Presidente do Tribunal da Relação, decide obstar a tantos abusos e ordena o cerco do Tribunal Eclesiástico, por guardas a cavalo. O Visitador, humilhado, viaja para Madrid para fazer queixa ao Rei D. Filipe”.

Segundo explica, foi um “caso único no mundo de resistência à Inquisição por parte das autoridades municipais, judiciárias e religiosas de uma cidade”.

“A importância dos judeus do Porto ao longo dos séculos levou as autoridades locais, em sua defesa, a fazer frente ao inquisidor. Este filme é uma epopeia que faz jus ao resgate da memória dos judeus portugueses”, destacou o historiador Jorge Martins.

O filme, realizado em Portugal, conta, entre outros, com a participação de Pedro Laginha, Catarina Lacerda, Francisco Beatriz, Mafalda Branqart, Heitor Lourenço e Pompeu José.
A entrada é gratuita, mas limitada a 50 lugares.

Fotografia: facebook Museu Judaico do Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes