PUB
CIN - Branco Perfeito

Museu FC Porto evoca memória do “genial futebolista” Pavão, em exposição temporária

Museu FC Porto evoca memória do “genial futebolista” Pavão, em exposição temporária

No dia em que se assinalaram 50 anos da morte de Fernando Pascoal Neves, mais conhecido por Pavão, o Museu FC Porto inaugurou uma exposição temporária que visa evocar a memória do “genial futebolista”.

“Partindo da raiz transmontana do antigo médio, natural de Chaves, o trajeto contemplativo recua até ao despertar da carreira desportiva do genial ‘Pavão’, menino de pés prodigiosos a dominar a bola em jogos de rua e nos campos pelados e que abraçou a grandeza dos lendários com a camisola portista”, lê-se na nota divulgada pelos dragões.

Em causa, recorde-se, está um dos maiores ícones do clube azul e branco, que vê, agora, reforçada a sua marca no Museu, com “conteúdos e uma apresentação pública inédita de objetos e documentos selecionados nas Reservas do Museu e na coleção privada de Alexandra Neves”, filha do jogador.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o FC Porto, trata-se de uma oportunidade única de “recordar, ou descobrir, a presença de «Pavão» na história azul e branca”. A exposição vai estar patente até 31 de janeiro.

Recorde-se que Fernando Pascoal Neves, jogador do clube desde os juniores, faleceu, subitamente, em campo, aos 26 anos de idade. Tudo aconteceu na tarde de 16 de dezembro de 1973, aos 13 minutos do jogo FC Porto-Vitória FC da 13.ª jornada do Campeonato Nacional de 1973-1974.

Atualmente, está sepultado no Mausoléu do FC Porto, no cemitério de Agramonte, no Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem