PUB
Philips S9000

Museu do Porto na Alfândega? Decisão será anunciada na segunda-feira

Museu do Porto na Alfândega? Decisão será anunciada na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 12 de fevereiro, irá a votos “a celebração de um contrato de cedência para instalar no 1.º piso da ala nascente da Alfândega o núcleo central do Museu do Porto”. O acordo implica uma despesa de 12 mil euros mensais para a autarquia.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, afirma que a Alfândega “reúne as condições espaciais e técnicas, geográficas e patrimoniais, históricas e simbólicas que se pretendem para um núcleo central do Museu do Porto”.

As declarações são mencionadas numa proposta, a que a Lusa teve acesso, de acordo com o Porto Canal, onde indica, também, «que o município vai desenvolver até ao final do ano “o primeiro programa e configuração” do respetivo museu na Alfândega do Porto».

O autarca acrescenta, ainda, que “o Museu do Porto será o núcleo central da rede polinucleada que toma o seu nome, servindo de ponto de partida e chegada da sua experiência de conhecimento e visitação, assim como da demais oferta cultural, patrimonial e museológica da cidade”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O “contrato de cedência a celebrar com a Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, entidade que faz a cessão do edifício da Alfândega, terá uma “contrapartida financeira mensal” para a Câmara do Porto de “12.000 euros, acrescido de IVA a taxa em vigor, pelo prazo de dois anos e com possibilidade de renovação por períodos consecutivos de um ano”.

A despesa está incluída no orçamento da Direção Municipal de Cultura e Património para 2024.

Foto: Facebook CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile