Santander Escolhas 1

Museu da Cidade com exposição “Germano Arquivo”

Museu da Cidade com exposição “Germano Arquivo”

No ano em que Germano Silva completa 90 anos de vida, o Museu da Cidade celebra-o, esta quinta-feira, dia 28, com a inauguração da exposição “Germano Arquivo”, que ficará patente na Casa do Infante até 16 de janeiro de 2022.

A exposição conta com a presença de Germano Silva e com uma atuação espacial do Rancho Folclórico do Porto e irá expor material que o jornalista, historiador e bibliófilo recentemente doou ao Arquivo Municipal do Porto.

“Germano Arquivo” foi construída com a sua cumplicidade e propõe descobrir os objetos mais singulares deste espólio. Mas, sobretudo, permitir ouvir os relatos do colecionador na primeira pessoa e as curiosas histórias que deles emanam.

Na exposição será possível ver, esta quinta-feira apartir das 18:30h até às 20h, monografias impressas, correspondência recebida, cartazes, recortes de jornais, álbuns de fotografias e documentos dos mais raros aos mais inusitados.

A entrada é gratuita, de terça-feira a domingo, das 10 às 17,30 horas, e encerramento à segunda-feira e dias feriados.

O historiador e jornalista Germano Silva é indubitavelmente, um homem do Porto. Nasceu em 1931, num período conturbado entre duas grandes guerras, numa pequena aldeia de Penafiel, mas “quase por acidente”, porque a vida dos seus pais girava, permanentemente, entre S. Martinho de Recezinhos e a cidade do Porto. Cresceu num ambiente marcado pela segunda guerra mundial e por algumas dificuldades financeiras. Passou por vários empregos antes do jornalismo, mas foi no mundo da imprensa que descobriu os caminhos mais recônditos e apaixonantes do porto, cidade a que profundamente se dedicou.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem