PUB
Junta da Galiza

Municípios do Grande Porto usam lixo para iluminar ruas e escolas

Municípios do Grande Porto usam lixo para iluminar ruas e escolas

Durante este ano, as Câmaras Municipais do Porto, Espinho, Gondomar, Valongo, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde “poderão poupar até 3,6 milhões de euros na fatura da luz”. Esta iniciativa é proveniente da união destes oito municípios que vão “aproveitar o lixo doméstico para iluminar as ruas e as escolas através do processo de incineração”.

Segundo a notícia avançada pelo Porto Canal, e com base na informação divulgada pelo Jornal de Notícias, segundo as contas, são gerados, anualmente, 170 mil MWh de energia elétrica, da qual 100 mil é consumida pelos municípios, deixando um excedente “para outros municípios que queiram aderir”. As palavras são do presidente do Conselho de Administração da Lipor, José Manuel Ribeiro, que garante que a adesão das autarquias a esta comunidade energética intermunicipal não implica uma associação à Lipor.

“Um município maior, com mais edifícios, terá mais poupança”, acrescenta, esclarecendo que a repartição da energia será resultante da contagem do consumo de cada autarquia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No presente, ainda não existe uma estimativa de quantas escolas irão “beneficiar da redução da fatura”, contudo prevê-se que a iniciativa represente a “maior comunidade energética do país”.

O presidente conclui que “a empresa defende o aumento da capacidade de incineração da central de valorização energética com a construção de uma terceira linha de tratamento de resíduos”, sendo que neste ponto de vista, o aumento de capacidade poderá “dar fim ao depósito em aterro”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem