No passado domingo foi assinado um memorado de entendimento entre os 10 municípios por onde passa o caminho português da costa para Santiago de Compostela. O documento assinado é a aprovação para a candidatura com vista à certificação do itinerário.
Pretende-se, com a candidatura, a investigação, promoção, dinamização e gestão daquele itinerário.
A cerimónia decorreu no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, na Maia e contou com a presença e assinaturas de Matosinhos, Porto, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
É agora, responsabilidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) a apresentação da candidatura à comissão de certificação da Direção Geral do Património Cultural. Luís Pedro Martins, o presidente do TPNP, sublinha que se trata de “um momento de grande significado porque o Porto e Norte está a desenvolver este trabalho de certificação de quatro Caminhos para Santiago de Compostela e temos, neste momento, a possibilidade de conseguirmos que o primeiro seja o Caminho Português da Costa”.
Matosinhos esteve representado pelo Vice-presidente e vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Recorde-se que Matosinhos tornou-se num ponto de passagem obrigatório para os peregrinos que escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português, registando crescimentos contínuos a cada ano.