Com base no aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as iminentes baixas temperaturas nas próximas noites, a Câmara Municipal do Porto, em colaboração com a Proteção Civil Municipal, vai ativar o nível dois (amarelo) do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, durante dois dias, adotando medidas.
“A resposta será dada através da abertura do Centro de Acolhimento de Emergência do Hospital Joaquim Urbano, com 30 camas disponíveis, assim como das estações de metro do Campo 24 de Agosto e da Casa da Música durante a noite”, lê-se no portal de notícias da autarquia.
Segundo as previsões do IPMA, de acordo com a mesma fonte, as temperaturas no Porto deverão atingir os 3°C na segunda-feira e descer para 1°C na terça-feira. O nível amarelo do plano municipal é acionado quando as temperaturas mínimas diárias se situam abaixo de 3°C ao longo de dois ou mais dias consecutivos.
Vão, ainda, ser distribuídas bebidas quentes, alimentos e cobertores, pelas equipas de rua.
Conforme o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, nestas circunstâncias, a Polícia Municipal e o Regimento de Sapadores Bombeiros prestam apoio em termos de recursos humanos e veículos às equipas de rua. Além disso, será controlado o tráfego rodoviário e pedonal nas áreas de intervenção, de forma a garantir as condições de segurança a todos os intervenientes.
Foto: Miguel Nogueira / Porto.