O presidente da Associação de Turismo do Porto (ATP), Rui Moreira, defendeu esta sexta-feira que os “Novos Roteiros Porto e Norte Região Criativa”, apresentados hoje, serão fundamentais para que o turismo na cidade Invicta não seja apenas uma moda. “Quando ouço dizer que o Porto e a região estão na moda confesso que fico muito aflito. Não pode ser assim. Houve coisas que foram moda e deixaram de ser. Não queremos ser Mary Quant [estilista britânica que nos anos 60 se celebrizou pela criação da minissaia] do turismo. Queremos ir mais além. É assim que o fazemos, revelando às pessoas o que não está à mostra”, referiu o responsável.
Disponíveis no site www.portonortecriativo.pt, os novos roteiros, que nascem de uma parceria entre a ATP, a Primus – Agência Metropolitana de Desenvolvimento Regional e a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDICT), sugerem aos visitantes uma infinidade de percursos. “Aquilo que pretendemos é que esta cidade e esta região não sejam moda. Para isso é preciso que as pessoas que cá chegam realizem que as suas expectativas foram concretizadas”, sublinhou o também presidente da autarquia portuense. Segundo referiu, os roteiros correspondem a um mapeamento da cidade que “parece o Jogo da Glória, em que cada um faz o seu caminho, já não por causa dos dados mas devido às opções que lhe são proporcionadas”. Os trajetos podem ser organizados pelos turistas mediante diferentes variáveis, nomeadamente Pontos de interesse, Espaços, Áreas criativas e Experiências. Tornar a oferta cultural e criativa de toda a região mais visível junto dos mercados turísticos nacional, espanhol, francês, britânico e alemão é uma das metas da nova estratégia.