Todos os pais sonham, um dia, poder deixar os seus filhos numa instituição de ensino pré-escolar que lhes forneça todas as ferramentas para um bom desenvolvimento, mas, agora, no atual contexto de pandemia que o país atravessa, a procura vai muito mais além. É preciso garantir também que as instituições estão devidamente preparadas – com todos os cuidados de distanciamento, higiene e desinfeção – para receber as suas crianças.
Um lugar mágico, que pode, muito facilmente, ser encontrado no Porto, onde uma equipa qualificada de profissionais, com vasta experiência e capazes de promover todos estes cuidados está disponível para receber, de braços abertos, todas as crianças. “Mundo Mágico”, assim se designa esta instituição de ensino pré-escolar, que faz total jus ao nome que apresenta.
Neste espaço, presidido por André Martins Vieira, o principal objetivo é ajudar as crianças a “desenvolver as suas próprias competências”, fornecendo-lhes, paralelamente, “a satisfação de todos os seus cuidados básicos com afeto e carinho”. Assim, e de forma a dar continuidade a esta missão, o “Mundo Mágico” preparou, cuidadosamente, a reabertura da instituição neste atípico ano escolar, adaptando-se com o rigor exigido à nova realidade.
“A criação de laços afetivos é uma consequência da crescente entrega e dedicação de todos os nossos profissionais que semeiam afetos, valores e experiências para a vida.”
Além de assegurar a permanente higienização e desinfeção das áreas de maior contacto entre as crianças, a instituição apresenta também uma imagem muito cuidada no que diz respeito à organização do espaço, de forma a dividir os alunos por idades e, assim, evitar a junção de grandes aglomerados de alunos, o que constituiu também uma das principais preocupações na reorganização da estrutura.
No hall de entrada, espaço destinado a receber os pais e crianças nesta nova fase, as funcionárias efetuam “todos os passos necessários, no âmbito do plano de contingência adotado, de modo a garantir a segurança de todos”. As crianças com dois anos seguem, depois, para a sala destinada à sua faixa etária, um espaço “amplo com materiais que estimulam o seu desenvolvimento fomentando a exploração ativa”.
Segundo explica o presidente da associação, a sala, “limpa, arejada e polivalente”, está dividida por áreas – cozinha, quarto, biblioteca, garagem, jogos/construções e expressão plástica – e possui ainda uma casa de banho privativa, com o intuito de facilitar o desfralde.
Aqui, as crianças são convidadas a estimular o seu desenvolvimento cognitivo através de jogos/construções e de algumas histórias, contadas pelos colaboradores. Além disso, podem também assistir a alguns momentos de televisão, uma vez que têm uma série de canais disponíveis destinados a várias faixas etárias.
“A sala também é transformada em dormitório, sendo escurecida e colocando os colchões individuais”, onde as crianças fazem a sua sesta e restabelecem a energia necessário para o final do dia, assinala ainda André Martins Vieira.
Igualmente dividida por áreas encontram-se as salas dos 3, 4 e 5 anos, “promovendo o desenvolvimento geral e individual de cada criança ao criar situações de experiência que visam ampliar o seu conhecimento e a sua descoberta do mundo”. Na sala das crianças com cinco anos encontra-se também “uma grande área de expressão plástica”, que pretende prepará-las adequadamente e “facilitar a sua integração no ensino básico”.
“Com o foco numa oferta formativa polivalente, trabalhamos todos os dias para manter os nossos serviços de alta qualidade o mais atuais e inovadores possível”, assegura o responsável, sublinhando que o “Mundo Mágico” dispõe de berçário, creche/jardim de infância, ATL e explicações individuais.
Devido ao distanciamento físico recomendado pela atualidade vivida no país, a instituição deu também primazia à “Educação Online”, permitindo aos seus alunos obter o conhecimento necessário sem saírem de casa, sempre que a situação pandémica assim o exija. Para esse efeito, está disponível um plano de acompanhamento remoto para conseguir manter todo o trabalho planeado, desde aulas de educação física a momentos lúdicos entre pais, filhos e educadoras.
Através do portal do “Mundo Mágico”, uma plataforma que visa “prestar apoio aos pais e filhos”, é partilhada “informação contextualizada sobre aprendizagem e desenvolvimento de cada criança de forma privada e segura”. “Com professores qualificados, este portal garante um apoio exemplar cheio de oportunidades para compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas”.
Acreditando que o acompanhamento da língua inglesa é fundamental na preparação do futuro das crianças, o “Mundo Mágico” tem também preparado, nos seus programas de estudo do ATL, todo o material necessário para esse efeito.
Adicionalmente tem também um serviço de transporte escolar preparado para efetuar as viagens entre as casas das crianças, as escolas e a instituição, personalizado de acordo com os horários escolares de cada um dos seus alunos. “Estamos preparados para, por exemplo, ir buscar uma criança da logo de manhã a casa, levá-la para o “Mundo Mágico”, onde pode ficar a fazer atividades, servir-lhe o almoço e deixá-la na escola de acordo com o seu horário. Depois vamos buscá-la novamente e ela pode ficar na instituição até que os pais possam vir buscá-la ou podemos também ir levá-la a casa”, assinala André Martins Vieira.
“Cada vez mais ágeis, mais focados, trabalhamos numa base diária para manter a nossa instituição preparada para todos os desafios que se avizinham.”
De referir que o “Mundo Mágico” tem ainda em fase de processo de certificação um novo programa curricular para programação e robótica, destinado aos alunos do primeiro ciclo ao ensino secundário, e que deverá estar operacional durante o próximo ano civil. De acordo com o presidente, esta será outra das mais valias da instituição, potenciando aos alunos uma “aprendizagem de excelência” naquela que é uma das áreas do futuro.
O Mundo Mágico
Rua do Buçaco, 142/176
4350-081 Porto
Telefone: 918 856 677
www.omundomagico.pt