PUB
Recheio 2024 Institucional

Mundial de Hip Hop: representante português será apurado na Maia

Mundial de Hip Hop: representante português será apurado na Maia

Numa semana marcada pela celebração da liberdade, a Maia também vai ser epicentro de uma das formas de expressão mais conhecidas: a dança. Posto isto, o Hip Hop International Portugal está de regresso para a sua 10ª edição.

O objetivo é muito simples: celebrar a cultura urbana. Trata-se do maior evento deste tipo de dança no país. A competição acontece de 25 a 28 de abril, no Complexo de Ténis da Maia.

Tal como refere o município maiato à imprensa, os grandes vencedores vão representar Portugal no campeonato do mundo de Hip Hop. Assim sendo, os dançarinos vão partir da Maia para o mundo, neste caso, para os Estados Unidos. A grande final é em solo norte-americano, no mês de agosto.

O evento promete ser grandioso. Aliás, o número de bailarinos e de equipas confirma essa mesma teoria. Na prática, vão estar em palco mais de 2000 dançarinos, que se desdobram por mais de 200 grupos.

Sendo um campeonato nacional, os participantes vêm de todo o país. Um dos aspetos interessantes acerca deste concurso relaciona-se, também, com a idade de quem sobe ao palco.

De acordo com a Câmara da Maia, há dançarinos miúdos e graúdos, que se desdobram desde os 6 até aos 50 anos de idade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na competição, também há espaço para os que só dançam na “desportiva”

Feitas as apresentações, vamos à prova em si. Esta é organizada por três entidades principais: a Associação Portuguesa de Hip Hop Dance Crews, Município da Maia e a Federação Portuguesa de Dança Desportiva.

A competição terá 6 divisões oficiais. Para além destas, há outras 3 divisões não-oficiais. Posto isto, pode surgir uma dúvida: para que servem as últimas três? A resposta é muito simples.

As três categorias em questão (Kids, Gold e Starters) foram “especialmente criadas para quem quer competir pela primeira vez, com zero stress e muita diversão”.

Feitas bem as contas, há quatro dias de dança pela frente, que prometem encantar e entreter o público. Para além das provas, ainda há a possibilidade de fazer workshops com bailarinos nacionais e estrangeiros.

Mais informações podem ser consultadas aqui

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce