Santander Escolhas

Mostra de cinema “Europa 6.1” vai ser online e gratuita

Mostra de cinema “Europa 6.1” vai ser online e gratuita

A 2ª edição da mostra de cinema “Europa 6.1”, originalmente marcada para maio, no Porto, vai decorrer agora entre os dias 15 e 30 de novembro, em formato online e gratuito.

Para contornar as limitações decorrentes da pandemia da covid-19, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a rede EUNIC Portugal decidiram apresentar uma seleção de sete filmes, “sete histórias que derretem as fronteiras do continente e celebram a cidadania europeia”, que podem ser visualizados gratuitamente, entre 15 a 30 de novembro, na plataforma Jangada-VOD.

Entre os filmes escolhidos está “Ramiro”, do realizador português Manuel Mozos, “uma ficção levemente biográfica sobre um alfarrabista e uma Lisboa que já só quase existem fora de tempo”.

Destaque para a produção luso-francesa “A vida nos bosques”, uma ficção sobre a adolescência, de Alan Raoust; e “Histórias de hortas comunitárias”, um documentário sobre as hortas comunitárias no sul do Luxemburgo, de Yann Tonnar.

O programa do “Europa 6.1” inclui ainda “Macondo”, uma ficção austríaca sobre um menino de 11 anos que se vê forçado a assumir o papel de chefe de uma família separada pelo confronto russo-checheno; e “Brasileiros”, uma história sobre o caos que se instala na cidade de Acsa, na Hungria, após a integração no campeonato regional de uma equipa de futebol formada apenas por jogadores de etnia cigana.

O programa passará ainda pela Polónia, com “Fuga”, de Agnieszka Smoczynska, sobre uma mulher que perdeu a memória e se vê forçada a reconstruir os caminhos de afectos com a família; e pela República Checa, com “Karel, tu e eu”, de Bohdan Karásek, sobre a vida aos 30 anos através da crise de um casal a quem o tempo parece ter destruído os pontos em comum.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal